quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ser Pai


Ser pai, realmente é infinitamente mais fácil que ser mãe. Na gestação a participação do pai, é de uns 10 minutos (num dia inspirado), na hora do coito, e sai ele com um sorriso no rosto que dura 1 hora no máximo. A mãe por sua vez, tem que carregar aquele barrigão enorme por nove meses, sem falar das dores do parto! A mãe é aquele ser repleto de amor e carinho, que se preocupa com o filho. E o pai? Bem ... O pai é aquele cara chato, repressor, que só reclama, e acha que nunca nada que tu faça é bom o suficiente.
Esses dias ouvi no rádio o Neto Fagundes (famosos cantor Gauchesco) contando que levou seu pai ao cinema, para ver sua participação no filme da Xuxa. A cena que o Neto apareceu, ele estava bem lá no fundo, cantando em um festival, e mal aparecia. Seu pai olhou pra ele e disse:
- Era isso, tua participação? (como quem diz: que bosta!).
Poh! O cara é pai do Neto Fagundes, um ícone da pop arte gaúcha. Imagina você sendo o Neto Fagundes, cheio de grana, fazendo vários shows, por aí, um artista renomado, e teu pai te olha como se fosse um bosta. Pra mim isso resume o que é ser pai, mais ou menos.
Como diz um amigo meu: - Fazer filho é a coisa mais fácil do mundo. É tão fácil que tu faz até deitado.
Qualquer podre, é capaz de por filho nesse mundo, e ai é a lei da compensação, quanto mais inútil e imprestável a pessoa é, mais filhos faz, que serão a imagem e semelhança do pai. Por isso o mundo tá do jeito que tá. Muitos sem pai, e outros tantos, filhos da puta.
Mas voltando a vaca fria, tinha um amigo que era um grande vadio, na expressão literal da palavra, só queria saber de fumar maconha, passava nos vestibulares, cursava um mês de faculdade e largava o curso. Seu pai, José, vivia indo lá em casa se queixar, pois, o Leo, não quer nada com nada, só que saber de tatuagem, e ficar se drogando.
E assim foi a vida do Leo um bom tempo, uma vida inútil e sem sentido, com muitas brigas com seu José. Saia de casa, e depois voltava, até que um dia arranjou emprego, e por incrível que pareça o cara que nunca tinha acordado antes das 10 horas da manhã na vida, estava acordando as seis, trabalhando de carteira assinada, e quando vimos, o Leo tinha virado um cara sério, esforçado, e já estava de gerente comercial de uma empresa de medicamentos, ual! Quem diria, o “Leoconha”, tinha virado um cara sério. Daí vejo seu José na rua esses dias, e pergunto. E ai seu José, tudo bem? Achando que o velho estaria feliz da vida, pelo filho finalmente ter virado um cara de fundamento. E o velho me diz:
- Mais ou menos. Tenho me preocupado muito com o Leo, ele só pensa em trabalhar, nem nos vemos mais, comprou uma moto, deu entrada num ap. e agora ta comprando um carro, isso não é vida, ele virou um capitalista, só pensa em dinheiro (falando dum jeito, como se isso fosse pior que ser maconheiro).
O que dizer pro seu José? Deixa ele, afinal ele é pai, ta no direito.

autor :FSantanna. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário