quarta-feira, 10 de abril de 2013

Bizarro, violento e pornográfico

Este é o Filme Laranja Macânica.
Afamado clássico dos anos 70 (filme britânico de 1971), do diretor Stanley Kubrick.
Extentrico e bizarro, além de ser extremamente controveso, repleto de cenas de violência e constantes insinuações sexuais e nudes abundamente.
O filme é narrado pelo protagonista Alex, interpretado brilantemente por Malcolm McDowell.
* Se existe algum motivo para ver o filme, é a atuação do protagonista, que é primorosa e fartamente sarcastica.
Alex é um jovem desajustado, lider de uma guangue, que sai a noite para cometer todo tipo de crime, o que ele chama de “a velha ultraviolência”. Espancamentos, roubos, estupros e todo tipo de crime sem-sentido.
Alex é esteriotipo de muitos dos jovens de hoje, sem interesse pela escola, sem laços afetivos com a familia, sem perpectivas de futuro, sem planos, rebelde e com tendências a violência gratuita.
No filme nada explica as atrocidades de Alex, ele apenas não liga para nada, e faz tudo que seu instinto animal manda, sem dar a minima para as vitimas.
Apos uma série de delitos sem sentido, como espancar um mendigo, assaltar a casa de um escritor e estuprar sua mulher, Alex é preso em um roubo mal-sucessido após ser traido por seus comparsas.
Ele é preso, e na cadeia dissimula um bom comportamento, até ser encaminhado a um novo tipo de tratamento, que promete a total recuperação, extinguindo os instintos violentos do jovem. Alex é medicado e submetido a seções de filmes com imagens violentas, o que lhe causa nauseas e fortes dores.
Alex é dito curado e solto, e toda vez que é exposto a violência passa a sentir-se mal. O que controla seus impetos destrutivos. Mas em liberdade reencontra as pessoas a quem fez mal, e sofre todo tipo de tortura.
Por fim após tentar se suicidar é internado, e como o programa de recuperação do governo esta sofrendo criticas, os politicos tem planos de usa-lo para mudar a opinião pública. A cena final é Alex todo quebrado em uma cama de hospital recebendo comida na boca de um politico, com promessas de receber um emprego e bom salário, se ajuda-los a melhor a imagem do governo. E no fim Alex ve imagens de sexo, e percebe que realmente estava curado, ou seja, havia recuperado seu instinto violento.
Em resumo é um filme vago, que não apresenta motivos para toda a violência e sexo que expõem. E por ser vago acredito que muitos o achem brilhante, pois deixa em aberto todo tipo de especulação (assim como o sorriso da Monalisa). Contém criticas vagas a politica e ao nazismo, mas falta uma real catarse ao protagonista. Laranja Mecanica foi e é um grande estimulo as tendências violentas da juventude vazia, sem proposito e antisocial que busca apenas a satisfação pessoal. Antes de gerar qualquer reflexão util o filme estimula o sexo e a violência desenfreados, talves ai seu grande sucesso, pois, em qualidade a enredo deixa muito a desejar, sendo até um filme bobo.

resenhista: FSantanna. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário